Serra da Canastra, muita aventura com preço bacana.

Serra da Canastra, muita aventura com preço bacana.

A região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do nosso país. Por muito tempo, esteve isolada devido as suas estradas de terra em condições precárias, mas isso está mudando, hoje em dia o local já está entre os roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais e turismo ecológico.

A região da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, que foi criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas.

Chegando em São Roque de Minas
A região mais importante da Serra da Canastra é a área do Parque Nacional, que possui 4 acessos também conhecidos como portarias, elas estão instaladas em São Roque de Minas (8 km da cidade), nos distritos de São José do Barreiro (9 km) e São João Batista (1 km) e em Sacramento (65 km da cidade).

Apesar de termos 4 portarias para entrar no Parque Nacional como falamos acima, vamos falar da cidade mais próxima do parque. Algumas distâncias de cidades até São Roque de Minas:
Araxá – 220km, Belo Horizonte – 330km, Campinas – 450km, Franca – 210km, Ribeirão Preto – 320, Rio de Janeiro – 660km, São Paulo – 540km, Uberaba – 380km, Uberlândia 440km.

Em São Roque de Minas.
São Roque de Minas se destaca por abrigar a maior parte do parque da Serra da Canastra e suas principais atrações como a nascente histórica do Rio São Francisco e a Casca d’Anta, cachoeira que atinge de 186m de queda livre! Além desses atrativos, São Roque de Minas possui várias outras opções de cachoeiras, trilhas, lindas paisagens e aquele comércio de produtos típicos de Minas Gerais.
O município conta com boa estrutura para atender aos turistas, oferecendo boas opções de hospedagem que incluem pousadas urbanas e rurais, campings e restaurantes com comida típica. Neste site, você pode conhecer alguns hotéis e pousadas lembrado que há para todos os tipos de gostos e bolsos.

Outro destaque é a receptividade de seus habitantes que preservam os costumes e a tranquilidade de uma cidade do interior de Minas Gerais.

Cachoeiras, rapel e a nascente do Rio São Francisco.
A região possui muitas cachoeiras e o acesso até as mesmas pode variar um pouco sendo umas difíceis e outras mais fáceis, porém todas valem a visita para dar um delicioso mergulho e curtir a bela vegetação. Para quem está afim de mais adrenalina, a Serra da Canastra é um paraíso para a prática do rapel. O ponto principal para a prática do esporte é a Cachoeira da Chinela, também conhecida como 7 quedas. Dentre as cachoeiras estão a Cachoeira do Fundão, Cachoeira Rasga Canga e a famosa Cachoeira da Casca d´ Anta.

A nascente do rio São Francisco fica em um lindo vale a 1300 metros de altitude a 6 km da Portaria I (São Roque de Minas). Um lugar singelo, com uma trilha de pedras que leva até a imagem de São Francisco e a seus pés é reproduzida a bela oração numa placa de granito. O “Velho Chico” é cercado de histórias regionais, já serviu de inspiração para músicas, filmes e séries.

Passeios 4×4 e trilhas de bicicleta.

A região da Serra da Canastra abrange um extenso território e os deslocamentos entre os atrativos da região exigem veículos 4×4, que são os únicos capazes de te levar nos principais atrativos e também nos pouco conhecidos. Os passeios partem tanto de São Roque de Minas, como de São João Batista do Glória. Apenas de São Roque de Minas, são ao menos 8 roteiros que você pode reservar e percorrer. O roteiro mais procurado é o da “Parte Alta do Parque”, que passa pelo trecho mais preservado e por atrações como a nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D’Anta, Mirante e Curral de Pedras.
Para quem está afim de pedalar, o parque possui cerca de 500 km de estradas que podem ser utilizadas para fazer trilhas de bicicleta, desde um passei leve até um mais difícil. O bom é ir curtindo, apreciando a vista e sempre que possível tomar um banho de cachoeira.

Para os aventureiros e amantes da natureza, um passeio obrigatório! O estado de Minas Gerais possui belezas naturais capazes de deixar qualquer um encantado, e a Serrada Canastra é um desses lugares!

 

 

Deixe uma resposta